Dia Mundial do Meio Ambiente: reflexão e consciência

As instituições que compõe a Rede de Educação Ambiental promovem uma série de atividades de conscientização no Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Ambiental (CEA).

No próximo dia 05 de junho, organizações públicas e privadas atuantes em Paraty e que integram a Rede de Educação Ambiental levarão ao público debates, apresentação de filmes, rodas de conversa, peça de teatro, entre outras ações com o objetivo da reflexão ambiental. Diversos espaços serão destinados às atividades: Casa da Cultura, Silo Cultural, Museu do Forte, Colégio CEMBRA, Praça do Chafariz, Pontal (em frente à sede do INP), Escola Pingo de Gente, Secretaria de Cultura, Biblioteca Casa Azul, auditório do ICMBio e Câmara Municipal.

A maior parte das ações é destinada ao público escolar e a Secretaria Municipal de Educação está mobilizando as escolas e disponibilizando o transporte dos alunos. Há, ainda, algumas atividades voltadas ao público geral.

As seguintes instituições estão entre os realizadores:
· Prefeitura de Paraty: Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Promoção Social e Agricultura e Pesca;
· Câmara Municipal de Paraty;
· Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio: APA do Cairuçu;
· Instituto Estadual do Ambiente – INEA: Reserva Ecológica da Juatinga (REJ) e Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS);
· Agenda 21 de Paraty e Coopbrilho: Programa Disque Óleo / Campanha “Não Jogue seu Óleo pelo Ralo”;
· Forum de Comunidades Tradicionais – FCT: Exposição “Resistir é Preservar”;
· Silo Cultural;
· Associação Casa Azul;
· Associação Cairuçu;
· Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Ilha Grande – CBH-BIG;
· Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ: Programa Ambiental da Estrada-Parque Paraty-Cunha;
· Instituto Náutico Paraty – INP; e
· Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM: Museu do Forte Defensor Perpétuo.

No dia anterior (04/05), a Secretaria de Pesca e Agricultura realizará a ação “Movimento Atitude Limpa”, com a limpeza de praias e costões onde não há moradores. O barco sairá às 8h. do Cais de Turismo. A previsão de retorno é às 16h. Interessados devem procurar a SPA e falar com o Márcio.

Texto: CEA

Confira as atividades no Silo Cultural


Comentários